12 de novembro de 2010

Isso ou aquilo?

Texto originalmente publicado no blog do Leskut.

Durante toda a vida somos condicionados a decidir 'o quê' somos: se somos de esquerda ou de direita, se gostamos de música sertaneja ou pop, se somos caseiros ou baladeiros, se gostamos de homens ou de mulheres... Dentre tantas outras coisas. O que, para mim, fica meio sem sentido, é o porquê disso tudo. Eu acho que é uma questão de identificação social, uma procura por pertencer a algum tipo de grupo. Mas acontece que nem todo mundo é isso OU aquilo, nós podemos ser isso E aquilo.
Podemos votar num candidato de esquerda mas concordar com ideologias de certo candidato de direita. Podemos ser fãs de música sertaneja e ter algumas músicas pop na playlist. Podemos ter dias que queremos sair para a balada e dias que tudo o que queremos é ficar em casa. Da mesma forma, podemos gostar de homens e de mulheres.
Sempre vejo uma pressão muito grande para que se tome uma decisão. "Você é gay? Você é lésbica? Você é heterossexual?". Felizmente, nos últimos anos a gama de rótulos vêm aumentando, o que eu espero que mostre para as pessoas que só estamos precisando inventar novos nomes porque os antigos ficaram restritos. Gosto muito de dizer que amo o ser humano. Amo pessoas, não gêneros. É isso que eu gosto de dizer sobre mim. Acredito que todos sejamos assim. Todos amam pessoas, no geral. O que difere é o desejo íntimo, físico, uma pura questão de atração que, em algumas pessoas, pode ser igual independentemente do gênero.
Porque eu não posso me atrair por homens e por mulheres? Porque eu não posso adorar sentir braços masculinos e um abdomen me abraçando por trás e ao mesmo tempo admirar a delicadeza de uma mulher e as formas delineadas de seu corpo? Porque eu tenho que escolher?
Gostar dos dois sexos não é só uma questão de pessoas que não conseguem se decidir ou que querem uma "suruba", ou não estão nem aí pra nada sério. É uma questão de quem você ama. Algumas pessoas amam homens, outras amam mulheres e outras amam os dois. Qual é o problema disso? Vamos lutar contra todos os preconceitos, não só contra aqueles que nós somos atingidos.
Afinal, não é porque eu sou branca que não vou defender o fim do racismo.



"Eu gosto de homens e de mulheres, e você, o que prefere?" - Ana Carolina e Angela Roro


E, só pra constar, agora eu não estou mais tão convicta da minha bissexualidade - por assim dizer -, continuo apenas dizendo que gosto de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário