20 de janeiro de 2011

Contando para a família

- Você não vai sair hoje a noite, né?
- Não, mãe.
- Então a noite a gente conversa.


Estou extremamente eufórica porque eu tive a conversa hoje com a minha mãe, alguns minutos atrás... acho que dá pra entender minha euforia, né?
Acontece que minha mãe já sabia que algo estava acontecendo porque eu já tinha falado isso pra ela com todas as letras (tipo: "mãe, tem uma coisa rolando mas eu ainda não vou te contar o que é") mas sabia que eu estava lidando com isso com a minha terapeuta e estava relativamente tranquila mesmo sem saber do que se tratava.
Ontem eu saí, fui no Vermont (viciei total naquele lugar, já até conheço o garçom e o segurança hahaha) com um casal de amigas e com um "encontro" meio garantido lá e tal e acabou que fomos parar as quatro num motel porque não tinha mais pra onde ir e estávamos sem carro e etc. Eu estava muito - MUITO - bêbada, totalmente descontrolada e tal... E eu tinha saído na hora do almoço pra ir ao cinema e minha mãe só sabia que eu tinha ido pra um bar que ela nem sabia onde era e nem nada e de repente eu sumi.
Eu tenho mania de deixar o celular no vibra porque sempre acho que não vou ouvir ele tocar mas posso sentir ele vibrar... E eu sou meio paranóica com celular e tipo... SEMPRE dá pra me achar no celular. Então é claro que minha mãe surtou porque ela não sabia onde eu estava e nem que eu não ia voltar pra casa e eu não estava atendendo o celular porque deixei ele no vibra e larguei ele lá num canto do quarto no motel.
Por algum motivo, às 6 horas (da manhã) eu vi que o celular estava tocando e atendi e minha mãe estava histérica querendo saber onde eu estava e disse que tinha ficado me ligando direto desde as 4 horas e eu não atendia e etc... Aí eu fiquei com medo de dizer que estava num motel X que eu nem sabia onde era - porque ontem a noite pegamos um taxi saindo do Vermont que eu realmente não lembro de ter pego, mas me disseram... - e só falei que estava num lugar perto do bar e que ia pra casa logo mais e tal.
Depois ela me ligou as 9 horas, mais puta ainda, querendo saber que horas eu ia pra casa e eu disse que ia logo mais e aí rolou o diálogo do início do post e eu entrei em pânico porque a minha mãe não é do tipo de marcar conversas.
Enfim, o dia passou, chegou a noite e a hora da conversa. Eu tinha decidido ontem que ia contar pra ela tudo logo, mas aí depois de tudo o que aconteceu de eu ter sumido e tal eu fiquei com muito medo de contar pra ela e não sabia se eu ia conseguir.
Eu sentei no sofá e ela começou a falar super tranquila que tinha ficado muito preocupada e que eu nunca mais ia sumir assim e que o meu comportamento está muito estranho e tal e depois que eu me desculpei e prometi que isso não ia acontecer de novo ela disse que estava ficando cansada de esperar o meu momento de contar a tal 'coisa' que estava acontecendo comigo pra ela e perguntou se eu já podia falar pra ela.
E bom, eu falei. Fiz uma longa introdução explicando que eu queria ter certeza antes de falar pra ela... E preferi contar explicando como as coisas aconteceram - que eu namorava um cara, aí íamos ficar a 3, mas eu surtei com minha sexualidade e ele me deixou ficar com mulheres e que eu fiquei, me apaixonei, fiquei deprimida, comecei a ficar com outras e etc - e sendo super sincera. Ela ouviu tudo, calma, tranquila. Quando ela começou a falar os olhos dela começaram a encher de lágrimas mas ela não chegou a chorar. Ela disse que já suspeitava mas que evitou pensar nisso, mas que começou a suspeitar quando eu comecei a falar do Gloria - porque ela, muito esperta, perguntou pra alguém sobre o Gloria e ficou sabendo do público alvo.
A reação dela foi exatamente o que eu pensei que seria - apesar de eu ter tido alguns momentos de dúvida. Ela disse que não sabe o que fazer porque ela não entende isso e não entende nada desse "mundo". Aí ela me contou de uma experiência homossexual mal sucedida dela - querendo dizer que podia ser um momento meu que ia passar -, falou que não ia me julgar e que só não sabia o que fazer. Eu falei pra ela que achava mesmo que não era um momento, expliquei o quão natural eu to achando que é tudo isso e como as coisas estão sendo boas pra mim, falei que a sensação que eu tenho é de que é uma coisa verdadeira mesmo. Ela disse que fica triste com isso, porque não era o que ela queria pra mim, mas que ela não tem preconceito e que não vai querer evitar nada nem me cercear e nem nada assim... Disse que se preocupa com o fato de ter filhos e coisas do gênero. Aí eu fiquei naquele papo de que existem outros métodos e tal e ela quase chorou enquanto eu falava - porque ela realmente quer ser avó, é um dos maiores sonhos da vida dela.
Mas ela disse que vai precisar de um tempo pra entender e aceitar, mas que não vai ficar contra isso e nam nada. Foi tipo a melhor reação que ela poderia ter. Aí ela me pediu pra tomar cuidado, que não é porque são mulheres que elas são confiáveis e que tem muita gente louca (eu bem sei! hahaha) por aí e tal... E perguntou como eu me sentia em lugares públicos com uma mulher, porque ela morre de medo de preconceito. E eu fui super sincera e disse que eu nunca passei por preconceito - mas também que eu não me expus o suficiente pra isso - e que eu não me importo que as pessoas achem estranho ver duas mulheres de mãos dadas e que eu me sentia normal em público porque pra mim era natural, é algo natural meu. E ela pareceu ficar OK com isso e pronto.
Enfim, acho que eu tive uma boa experiência. Mas é bom deixar claro que a minha mãe é super liberal, cabeça aberta, tranquila, livre de preconceitos e que sempre me deixou fazer o que eu quisesse como eu quisesse desde que eu não fizesse nada errado... A única reação dela que foi um pouco desagradável foi quando eu disse que se eu ficasse sério com alguém, tivesse uma namorada e tal, eu não ia esconder de ninguém (da família), que eu acho que o que se esconde é porque é errado e eu não acho que isso seja errado. Aí ela ficou meio preocupada e tal... Não sei se foi uma coisa do tipo vergonha ou do tipo preocupação com as reações do resto da família (porque a maior parte da minha família é idosa e tem outros valores), mas foi estranho.
De qualquer forma eu espero que fique uma imagem positiva pra quem ler, de que as coisas podem ser boas com a família, porque eu sei que muita gente sofre e que a maioria dos pais não aceita a orientação do filho e que essas coisas são bem difíceis.

Aproveitando o assunto, vou deixar aqui um vídeo das meninas do Dedilhadas, um vlog muitíssimo legal que eu descobri ontem e já assisti todos os vídeos e fiquei bem empolgada e achei bem legal. Elas tem um vídeo sobre contar para os pais e aí eu resolvi aproveitar pra divulgar o canal delas. Assistam todos, vale muito a pena! Os assuntos são bem legais, as meninas são ótimas, tem pontos de vista muito bacanas e tal...



As meninas tem um blog ( Dedilhadas blog ), tem twitter e, claro, o canal no youtube: Dedilhadas vlog
Visitem, assistam e adorem!


E comentem aqui, é muito bom quando alguém vem e dá uma opinião ou comenta alguma coisa, de verdade! :)

Um comentário:

  1. Que ótimooo que vc contou para sua mãe e ela teve essa reação boa. E acho que com o tempo as coisas só vão ficar melhores, por enquanto ela não sabe mto bem o que fazer e acho que não se sente tão confortável assim em fazer algo, mas já de ela ter dito que não vai fazer nada pra impedir e tal, é ótimo, e daqui um tempo, ela vai passar a entender melhor isso tudo. Fico feliz de vc poder ter essa franqueza e abertura com a sua mãe! Não é um tipo de relação muito comum, a maioria dos pais ainda se fecha em relação aos filhos, o que é triste.
    Mas enfim, estou contente por vc!^^
    Bjokas!

    ResponderExcluir