11 de outubro de 2011

Homofobia

Posso dizer que, nos meus poucos meses realmente assumida - andando na rua de mãos dadas, falando normalmente da minha namorada para os meus amigos, etc - eu nunca sofri nenhum tipo de preconceito por gostar de outra mulher. Minha namorada também nunca me contou nenhuma situação que tenha vivido e as amigas que temos também nunca mencionaram nada. Assim, fica fácil idealizar que não existe preconceito nenhum, que o mundo está melhorando, que as pessoas estão aprendendo a aceitar os homossexuais e que tudo caminha às mil maravilhas... mas não é assim.
Poucos dias atrás, eu me dei conta da sorte que tenho. Me dei conta de que, apesar de ter sofrido no início e ter sido difícil, eu tenho uma família incrível. Uma irmã que não só aceitou super bem o fato de eu ficar com mulheres como quase não conseguiu entender porquê eu fiz tanto drama para comunicá-la. Tenho uma mãe que, apesar de ter ficado triste e reagido bem mal no começo, hoje já me aceitou e já consegue lidar naturalmente com a presença da minha namorada em casa e com as minhas noites passadas fora com ela. Tenho um pai que está no processo de aceitação e que, apesar de ainda não ter conseguido entender completamente, pelo menos eu sei que me ama e que está tentando deixar esse incômodo passar.
Além disso, eu vivo em um ambiente privilegiado. Meus amigos, colegas, professores, médicos, enfim, as pessoas que eu tenho contato no dia-a-dia, são pessoas esclarecidas que, por mais que não concordem, entendem a importância do respeito ao outro e nunca me falaram nenhuma palavra ofensiva. Nem mesmo uma colega evangélica que eu tenho na faculdade que me disse com todas as letras que acha que o relacionamento entre pessoas do mesmo sexo é pecado e que ela não acha certo, me disse uma palavra ofensiva. Muito pelo contrário, ela me disse que não concordava com o meu modo de vida mas que me respeitava, à medida que eu também lhe devo respeito.
Convivendo com pessoas e familiares assim, não é difícil de entender que às vezes eu chegue a quase acreditar que a homofobia está se extinguindo, mas, no fundo, eu sei que ela não está. Eu sei porque eu leio, porque vejo notícias na internet, porque ouço sobre os crimes homofóbicos que continuam acontecendo na minha própria cidade, nos lugares que eu costumo frequentar constantemente.
Acho que é muito fácil dizer que nada está acontecendo quando ninguém está mexendo no seu quintal. Enquanto eu estiver segura, enquanto eu não me sentir ameaçada por andar de mãos dadas com a minha namorada na rua, enquanto eu não tiver medo de sofrer violência física ou psicológica, é muito tranquilo para mim ficar quieta e achar que a homofobia está acabando.
O discurso cada vez mais frequente contra a homofobia e as discussões cada vez mais acaloradas e mais presentes na mídia a respeito dos direitos dos homossexuais dão a falsa impressão de que o preconceito está deixando de existir, mas ainda existem muitas crianças e adolescentes que sofrem bullying por serem homossexuais, ainda existem gays e lésbicas que se suicidam por acreditarem que são uma aberração ou por não aguentarem a discriminação que sofrem, ainda existem mães que expulsam seus filhos de casa pela "escolha" pecaminosa que eles fizeram para suas vidas.
A homofobia não só existe como contribui para a ignorância a respeito da homossexualidade. Enquanto ainda houver esse preconceito, os professores não vão ensinar as crianças como se proteger numa relação homossexual nas aulas de educação sexual que eu tenho certeza que existem em praticamente todas as escolas. Enquanto existir homofobia, a questão da homossexualidade, o que ela é e de onde ela vem não será esclarecida e continuarão a existir pessoas que acreditam que a homossexualidade é uma doença, um distúrbio, uma anormalidade ou uma opção. Enquanto pessoas forem discriminadas por sua orientação sexual, continuarão a existir muitos sofredores, que acreditam que foram condenados a viver em pecado e que nunca conseguirão assumir sua homossexualidade nem mesmo para si mesmo, quem dirá para os outros.
Acho que já passou da hora das instituições sociais olharem para a homofobia da forma como deve ser, de incluírem o assunto nas escolas, nos debates, nas novelas, nos comerciais. Já passou da hora das famílias homossexuais e heterossexuais conviverem normalmente e as crianças considerarem normal ter coleguinhas na escola que tem dois pais, outros que tem duas mães e outros que tem um pai e uma mãe (além dos outros tipos de famílias de mães/pais solteiros, etc).
Considero válido citar aqui o comercial de um jornal, se não me engano, no qual o filho está sentado no banco de trás do carro e seu pai está dirigindo o carro, quando o menino diz algo como: "Pai, na minha escola tem um menino que tem dois pais. Isso quer dizer que tem algum menino por aí que tem duas mães, né?". Acho bonito o comercial, pois mostra esse mundo ideal que eu gostaria que nós vivêssemos atualmente. Um mundo no qual ser homossexual ou ser heterossexual não seja uma grande diferença entre as pessoas. Um mundo no qual uma criança faça esse tipo de pergunta pela sua inocência e inexperiência de criança, sem achar estranho o fato de ter um coleguinha com dois pais. Um mundo no qual eu seja vista por ser eu mesma, oras sendo vista pela minha profissão, oras por ser a filha da Fulana ou a amiga do Ciclano, mas nunca exclusivamente por ser aquela lésbica X. Ser homossexual é apenas uma faceta de nossas vidas. Ou será que alguém acha que ser pai, filho, irmão, colega, chefe, empregado, proprietário, etc, é a única coisa que alguém pode ser na vida? Todas as pessoas são mil coisas simultaneamentes e sua sexualidade é apenas uma dessas coisas, que não deve ter mais ou menos importância do que todo o resto.




Um agradecimento especial à Lúcia Facco, por seu texto "A homofobia acabou?", no livro "Frente e verso - visões da lesbianidade", que foi o motivador deste post.

2 comentários:

  1. Orgulho de você e andar ao seu lado, minha mulher, meu amor. Quero um dia casar com você mesmo, quero seu nome, meu sobrenome nos nossas filhas. Quero morrer sabendo que tudo que eu tenho é seu.
    Enfrento o mundo por você!!!

    Ps: Poder te chamar de minha namorada para a família buscapé é indescritível

    Pss:
    Gosto de ler tudo que você publica, fã nº24

    ResponderExcluir
  2. 2:56 da manhã ...te vendo dormir pelo skype
    Casei? - Sim!!
    Desdo primeiro dia, ninguém mandou me manipular!!

    ResponderExcluir